14/07/2020 às 15h51min - Atualizada em 14/07/2020 às 15h51min

Araruna corrige símbolos oficiais com apoio de historiador da Paraíba

Os erros de heráldica dos símbolos oficiais do município foram detectados pelo historiador Wellington Rafael da Silva

Da redação do Portal Cidade Araruna
Foto: Divulgação
 
Após um trabalho de revisão histórica, a bandeira e o brasão do município de Araruna foram modificados por lei municipal, publicada na semana passada. A partir de agora, nenhum documento oficial deve conter o brasão antigo e a diretoria de Cultura e Turismo do município informou que serão confeccionadas novas bandeiras.

Segundo a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maura Ferreira dos Santos, os erros de heráldica dos símbolos oficiais do município foram detectados pelo historiador Wellington Rafael da Silva. Ele é responsável pelo setor cultural de uma cidade da Paraíba que também tem o nome de Araruna.

“Ele sempre teve muito carinho pela nossa cidade por ter o mesmo nome e fez essas correções sem nenhum custo pra nós, apenas pelo zelo que tem com a cultura”, explicou Maura. Os erros apontados por ele foram analisados por uma comissão e as correções foram feitas por projeto de lei enviado à Câmara. “Aí já aproveitamos para oficializar o nosso hino e também constar as datas de criação e instalação do município”, explicou.

O historiador detectou que pelas normas de heráldica, a coroa do brasão de armas do município representava aldeia e não cidade. “No nosso brasão havia apenas uma coroa de cor marrom, enquanto para representar cidade deve ter cinco coroas de cor prateada. Isso era um erro gritante”, relata a diretora.

O formato do escudo também continha erro, assim como a cor do bico da arara na bandeira. “Foi então que o prefeito Leandro nos incumbiu de providenciar as correções e um novo desenho foi feito dentro das normas, mantendo a essência dos nossos símbolos”, explicou, ao acrescentar que as escolas do município também já foram comunicadas sobre as mudanças.

*O texto é de Valdir Bonete da Tribuna do Interior

     
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »